terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dona Pauta e suas encrencas

Era uma vez um grupo de jornalistas intrometidos que decidiram investigar as peripécias feitas por Dona Pauta, a última espécie de uma categoria que constantemente provocava repórteres, editores, diretores de jornalismo e simples estudantes.

Dona Pauta era uma senhora gorda, robusta, alta e com seus sessenta anos bem vividos. Foi militante nas Diretas-Já e enfrentou de frente a ditadura militar. Seu melhor companheiro, o rolo de macarrão que sempre carregava na mão esquerda, era o instrumento que acabava com a raça dos jornalistas. A categoria acusava Dona Pauta de várias agressões e de apoiar os relações-públicas, inimigos que viviam em um vilarejo próximo.

O plano traçado pelo grupo de jornalistas incluía um batidão de panela em frente a casa de Dona Pauta e reportagens de protesto nos periódicos que rodariam no dia seguinte. Para colher mais informações e afundar de vez a Dona Pauta, os jornalistas estavam “armados” com bloquinho, caneta, câmera, lápis e máquina de tirar foto.

Era meio-dia de uma segunda-feira. Dona Pauta descansava na sala de estar. Entretida com o programa policial que passava na TV, onde o limite da noticia é a verdade, a senhora gorda e robusta não prestava atenção no movimento de jornalistas em torno de sua casa. O sono pintou e Dona Pauta tirou uma soneca.

Era o momento ideal para que o grupo de jornalistas entrasse na casa de Dona Pauta...

CONTINUA...

Experiências marcantes

No dia 11 de setembro de 2009, a rede de adolescentes da minha igreja acabou se reunindo para uma vigília. Quando entrei, o louvor já estava começando, e uma linda música entrava pelos meus ouvidos, dizendo o seguinte:

"Vem Senhor, e habita em mim

Venha ser tudo em meu viver

Sonda-me, ó Deus

O meu coração será teu lar

Meu coração será teu lar

Pra ti eu abrirei as portas do meu coração

Então serei, pra sempre, o lugar da tua habitação

Vem Senhor.’’

Ao ouvir essa linda canção, o Espírito Santo começou a ministrar sobre a casa onde o Senhor quer habitar, que é justamente o nosso coração. Ele me levou a pensar no fato de convidarmos Jesus para entrar em nossa vida, não apenas para uma visita, mas para Ele morar lá dentro. Nisso, outra música começou a tocar:

‘’Gera em mim a Tua santidade

Eu me prostro, eu me rendo

Me coloco aos Teus pés

Lugar de adoração.’’


Neste exato momento, o Senhor me revelou o porquê dessa canção. Quando convidamos Jesus para habitar conosco, muitas vezes o que Ele irá encontrar dentro de nosso coração é uma casa suja, com os móveis velhos, a cortina rasgada e a louça ainda por lavar.

O que isso significa, espiritualmente falando?

É simples, são os pecados que estão alojados dentro de nós. Pecados que não foram confessados e geram tristeza e desordem, além de ser uma brecha para o Inimigo operar. Pecados que precisam ser removidos.

E qual é a reação de Jesus ao olhar esse cenário? Em vez de ignorar o fato, Ele quer limpar a nossa casa, o nosso coração. Jesus quer esfregar, varrer e lavar por nós. Sabe por que Ele faz isso? Porque Jesus é amoroso. Ele não pede nada em troca. Você não precisa pagar uma taxa diária para Jesus vir e limpar o seu coração. Ele faz isso porque Ele quer te ver feliz. Você já foi em uma casa toda desarrumada e suja? Se você pudesse a sensação de estar naquele ambiente, descreveria com alegria a desorganização que encontrou? Pelo menos para mim, é difícil estar alegre no meio de tanta bagunça. E olha só como o Espírito Santo é mestre em ministrar. Depois de tudo isso, o Senhor ainda tinha algo para falar. A outra música tocada pela banda foi essa:

‘’A alegria do Senhor é a nossa força

A Ele toda honra e toda glória

Todo domínio e majestade pertencem

A Ele, para sempre, amém.’’

Isso realmente veio para testificar a mensagem que Deus quer transmitir para os seus filhos. É hora de nos arrependermos. É hora de voltar os nossos olhos para a cruz e entendermos que arrependimento é o sinônimo da vida com Jesus.

O próprio Cristo disse que quem quisesse segui-lo, era necessário a sua cruz. Se esse fosse um caminho fácil a ser tomado, todo mundo o faria. Pelo contrário, requer renúncia e confissão de nossos pecados. O Senhor não deseja servos perfeitos, mas pessoas dispostas a seguir o caminho que Jesus seguiu.

Sei que é uma palavra que nem todos gostam de ler, mas é necessário se queremos conhecer mais ao Senhor. Deixe Ele limpar o seu coração. Deixe Ele fazer uma reforma geral e promover a alegria suficiente para você. Não seja resistente ao mover de Deus, pois Ele quer operar algo poderoso em sua vida. E que possamos dar o controle de nossa vida a cada dia para o especialista no assunto, Jesus Cristo.



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vinagre

Lavar a ferida com vinagre é o sinônimo usado para aqueles que acordam com um problema latejando na mente. Vítimas do sofrimento diário, tem que sair da cama para mais um dia de batalha. Avessos a qualquer tipo de situação, vão confiantes para mais um dia de trabalho.

Controlados por sentimentos confusos, desnorteados pelas desesperanças da vida, essa espécie caminha solitária pelas ruas de pedra das grandes cidades. Refrigerados pelas lágrimas quentes que escorrem pelo rosto e desencorajados pela intensidade das lutas travadas.

Atormentados com o futuro e com a falta de dinheiro no final do mês. Aturdido com a proliferação da corrupção no governo federal e a desesperança na família. Infeliz ao ver a filha chegar com a barriga enorme da rua. Triste por sentir o cheiro de maconha sair do quarto do filho. Desanimado pela falta de amor demonstrado pela mulher.

“Sofrimento ä vista, marujos” foi o anúncio dado a cada dia pelo seu coração. O discurso do padre no rádio não consegue acalmar a sua alma, muito menos a pregação do pastor pedindo mais dinheiro. Nem mesmo Chico Buarque, muito menos Roberto Carlos foram capazes de elaborar músicas que desafrouxassem um pouquinho o cinto.

Olá cidadão comum, tudo bom com você? Esse é o que eu e você podemos sentir a cada dia. Desencorajados pelo fracasso nas batalhas, mas reanimados com o doce som de João 4:4 embalando o andar de seus pés e firmando o bater do seu coração. Anestesia suficiente para coibir a dor por lavar a ferida com vinagre.