segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ao redome de mim, uma árvore

(Texto baseado na reportagem sobre a história de Natália Westphalen, que luta para vencer uma leucemia. A matéria foi publicada na edição da última sexta-feira (1) da Folha de Londrina, pela jornalista Michele Alighieri)


Ela caminhava sem pressa pela rua solitária de seu bairro. Decidiu sair um pouco de casa para sentir novamente os ares suaves da Pequena Londres, cidade que por cinco meses teve de se afastar por um problema médico. Inicialmente, nada de tão assustador fora diagnosticado, situação que abaixava o ritmo do medo de seu coração.

Procurou na memória o que motivou a lutar contra a leucemia. O barulho dos quarenta amigos visitando várias casas da Pequena Londres, na tentativa de conseguir mais doadores, as lágrimas do pai quando estava internada e o grito de liberdade após ver o resultado final ainda ecoavam no interior da sua alma.

Também lembrou das rezas intermináveis da avó, tão distante mais tão perto. Recordou da ansiedade por achar um doador no Brasil, expectativa suprida após ver a alegria da mãe, que gritava para Deus e o mundo da ótima notícia. Todas estas lembranças renovavam suas forças. E guiava seus passos na rua.

Enquanto caminhava, percebeu uma velha árvore, abandonada e castigada pelo tempo. Era feia, com os galhos secos, apenas servia para enfeite. E puxou na memória a vez em que escreveu seu nome na própria árvore, cujas desenvolturas nervosas marcadas no tronco pareciam sorrir para a jovem mulher com alma de garota levada. “Vou voltar a fazer kickboxing e freqüentar as aulas da faculdade de Medicina Veterinária”, afirmou para si mesma.

Aproximou-se para ver se o nome ainda estava escrito. Logo viu ali, em destaque: Nathália Westphalen. Atraída pelo desejo de retornar para a infância sem desfazer da maturidade de uma nobre moça, pegou um graveto jogado no chão e decidiu escrever algo a mais na árvore.

Saiu feliz, com os pensamentos rodopiando dentro da cabeça. A partir de agora, chamava-se Nathália Westphalen Registro Mundial de Doadores de Medula Óssea, ou simplesmente Redome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário